Recolhimento

Descrição

Plano de viagem

O inverno convida-nos ao recolhimento e introspecção. Facilita a um mergulho profundo dentro de nós. “Recolher “ o que está disperso, regressar (à casa, à terra). Desaparecer da superfície para operar no interior do corpo.

Em Mafra, na Aldeia da Mata Pequena, encontramos um lugar onde podemos parar (n)o tempo para dar atenção ao mundo interior. Tempo para meditar, caminhar, conviver, passear e descansar. Vamos fazer um retiro centrado na harmonia do chakra do coração. É o coração que realiza a união entre as energias materiais e espirituais. Esta união é feita pelo Amor.

Experiência de 3 dias

Primeiro dia: Encontro 18h Aldeia da Mata - Mafra

Faremos as seguintes actividades:
* caminhada e passeio pelo campo e a floresta da Tapada de Mafra;
* meditação de silêncio para acalmar o ruído interior;
* abertura e limpeza do chakra do coração;
* actividades sobre a (auto)compaixão e a transformação energética.

Terceiro dia: 18h Términus

 

Técnicas facilitadas


Meditação

Esta prática remonta a tempos antiquíssimos e está representada em todas as grandes religiões do Mundo. Palavra de origem latina meditare significa voltar-se para dentro de si, desligando-se do mundo exterior. Com a meditação abrimos a possibilidade de um encontro connosco próprios, com o nosso interior, com o equilíbrio e com a harmonia que desde sempre residem no íntimo de cada um de nós, daí derivando, uma abertura amorosa e compassiva a todos os seres.

Visualização criativa
É a técnica de usar a sua imaginação para criar. Trata-se da força natural da sua imaginação, da energia criativa fundamental do universo que estamos constantemente a utilizar, tendo ou não consciência disso.
Ao relaxarmos mente e corpo entramos no Nível Alfa de Energia, onde se torna muito mais fácil enviar ordens ao subconsciente, o objetivo é o de remover as nossas barreiras interiores à harmonia natural e à auto-realização.

Dinâmicas de grupo
Através de trabalho participativo, e interativo, tomamos consciência de que pertencemos a uma ordem, a um sistema em que estamos todos interligados. Com as dinâmicas de grupo conseguimos visualizar e integrar muitos dos nossos padrões de comportamento.

Terapia com sons ancestrais 
A terapia de som é baseada numa sabedoria milenar, aplicada nas terapias de cura em muitas culturas e ainda em uso hoje em dia. Um aspecto central é a procura do sentido da vida, que podemos descobrir quando encontramos o nosso equilíbrio num mundo em mutação constante.
Não há movimento sem som; não há vida sem vibrações.
As vibrações emitidas pelas taças de som tibetanas têm sido usadas, durante séculos, para fins curativos, para meditação e para sessões de purificação. Os sons emitidos pelas taças têm o dom de despertar a nossa interioridade e de purificar o ambiente, proporcionando harmonia e bem-estar. O nosso ser, na sua dimensão física, mental, emocional e espiritual, pode assim encontrar o seu caminho de volta para um estado de equilíbrio.
Cada célula no nosso corpo é uma caixa-de-ressonância de sons - e o nosso corpo é constituído por pelo menos 70% de água. Por causa disso, os nossos corpos são condutores excelentes das vibrações sonoras, o que faz da terapia de sons um método muito eficaz para a cura. A ressonância de tons harmónicos estimula e repõe o equilíbrio por todo o corpo, conduzindo-o de volta aos ritmos naturais.
A sessão de sons traz relaxamento à mente, abre o coração, aumente a clareza - permitindo ao corpo a remoção de stress interno, de uma maneira saudável. O ritmo cardíaco vai baixando, bem como a tensão arterial, a tensão muscular diminui, a respiração acalma, os chakras e a aura são harmonizados e a frequência vibratória é alterada para um estado mais elevado.
As sessões de sons são combinadas com massagem e cura energética. São usadas as Taças Tibetanas, címbalos, rattles, tambores, didgeridoos, rain-stick, windchime, conchshell, voz e outros instrumentos.

Caminhadas
Com caminhadas conscientes, vamos exercitar o corpo e a alma. Através da criação da intenção e de exercícios mindfull vamos viver cada passo da caminhada, sentir, respirar e integrar cada momento.


A quem se destina


Não há pré-requisitos. Destina-se a todos que queiram parar relaxar, aprofundar o seu auto-conhecimento e desenvolver o seu potencial como Ser físico, mental e espiritual


Local


Entre os montes e vales da região saloia, a Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural com uma dúzia de habitações, onde ainda se vive em comunhão com a natureza e se respira pacatez e autenticidade.

https://www.aldeiadamatapequena.com/

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 Interessado? Adquira esta experiência na nossa loja online                                   

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::