Bike Tour Portugal - À descoberta do Alentejo

Descrição

Plano de viagem

Pedale por castelos e palácios medievais. Delicie-se com as paisagens pitorescas do Alentejo, os sobreiros e oliveiras, os imensos prados e as fileiras de casas caiadas de branco.
Pare numa vinha e saboreie um fantástico vinho Alentejano
e os pratos típicos da região. 
+ Primeiro dia > Chegada Lisboa

+ Segundo dia > Lisboa - Marvão

+ Terceiro dia > Marvão - Castelo de Vide - Crato

+ Quarto dia > Crato - Maranhão - Avis

+ Quinto dia > Avis - Évora

+ Sexto dia > Évora - Monsaraz

+ Sétimo dia > Monsaraz - Alqueva - Lisboa

+ Oitavo dia > Sintra

+ Nono dia > Regresso a São Paulo

Itnerário

 

Primeiro dia


Chegada Lisboa 

Lisboa é a cidade das sete colinas e é marcada por um simbolismo ligado ao esoterismo, à maçonaria, à alquimia e à mitologia. É também uma cidade “que se pode ler “. Entre muitos poetas e escritores, Fernando Pessoa é uma figura incontornável da cultura e da literatura portuguesas.

Alojamento - Hotel de 4*, localizado no centro da cidade.

Segundo dia


Lisboa
Marvão


Após o café da manhã, visitamos Belém, onde teremos oportunidade de ver o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, e a Torre de Belém, e não deixaremos de passar pelos famosos pastéis de Belém.

Após o almoço em restaurante com gastronomia típica portuguesa, saímos de Lisboa, em direcção a Marvão, onde ficaremos alojados na Pousada de Charme de Santa Maria, contida entre as muralhas da Vila Medieval de Marvão, e que conquista quem a visita pela grandiosidade da sua paisagem.

Antes do jantar com um contador de histórias no restaurante da pousada teremos ainda uma breve reunião geral sobre o percurso.

  

Terceiro dia


Marvão
Castelo de Vide
Crato


1º percurso de bike
Distância: 38 km

Após o café da manhã, pedalamos uns agradáveis 15 minutos, para visitar o Castelo mais alto de Portugal, Marvão.

A caminho do Parque Natural da Serra de São Mamede, descemos até à Vila medieval de Castelo de Vide, por uma estrada de montanha estreita e curva no meio da floresta, para chegar ao local do piquenique.

Ficará maravilhado ao entrar no Mosteiro dos Cavaleiros da Ordem de Malta, transformado em hotel de luxo - Mosteiro Flor da Rosa, um Palácio-Mosteiro do Séc. XIV de estrutura gótica, com alguns detalhes Manuelinos do Séc. XVI. Aprecie o jantar nesta atmosfera.

 

Quarto dia


Crato
Maranhão 
Avis


2º percurso de bike
Distância: 46 km

Depois do café da manhã, fica para trás o hotel-mosteiro da Ordem de Malta.

Vamos pedalar para visitar a Coudelaria Real do Cavalo Lusitano de 1748, onde poderemos visitar os estábulos, a falcoaria e observar as atividades da vida diária e das práticas de uma das mais famosas raças de cavalos do mundo.

À tarde, ao longo de um passeio agradável, chegaremos à Barragem do Maranhão, um lago artificial numa área tranquila, de belas planícies e esplendorosos penhascos escarpados.

Relaxe com uma meditação guiada, quando chegar ao nosso hotel junto ao lago, a Herdade da Cortesia.

 

Quinto dia


Avis
Évora


3º percurso de bike
Distância: 62 km

Vamos deixar Avis e partir para a cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO Na cidade, faremos uma visita aos pontos históricos mais relevantes da cidade. Para esta noite reservamos a acomodação ideal para uma cidade tão maravilhosa, o exclusivo Hotel Mar de Muralhas, e o jantar com histórias num restaurante tipicamente alentejano.

 

Sexto dia


Évora
Monsaraz


4º percurso de bike
Distância: 68 km

O passeio deste dia será muito diferente dos dias anteriores, uma vez que, durante a manhã, vamos pedalar até ao recinto megalítico dos Almendres, o maior monumento megalítico da Península Ibérica e um dos mais antigos monumentos da Humanidade, edificado 2000 anos antes de Stonehenge. Um lugar, mágico no meio da paisagem alentejana.

Após o almoço piquenique pedalamos até Monsaraz, vila de lendas, cavaleiros e mouras encantadas. Este é um percurso plano, no meio da paisagem alentejana recortada pelo branco das aldeias. Passamos por S. Pedro do Corval, onde fazemos uma paragem para espreitar as olarias. Vamos percorrer toda a zona do lago artificial, criado pela construção da barragem do Alqueva. Visitamos a Vila de Monsaraz e terminamos o percurso no hotel, Horta da Moura. Para completar a nossa aventura, temos ainda à nossa espera uma Prova de Vinhos e o jantar na Herdade do Esporão.

 

Sétimo dia


Monsaraz
Alqueva
Lisboa


5º percurso de bike
Distância: 40 km

No último dia da nossa tour, aproveitamos a manhã para visitar a Vila medieval de Monsaraz, com uma vista impressionante sobre o Alqueva e a fronteira espanhola, e passearemos junto aos lagos naturais do Alqueva.

Após o almoço, largamos as bikes e saímos para Lisboa. Antes da chegada à capital faremos uma paragem na Adega José de Sousa, que ainda utiliza para fabrico de vinho o antigo método de fermentação em ânforas de barro, tradição iniciada pelos romanos, há cerca de 2000 anos a.C.
Teremos ainda tempo para compras no Freeport Alcochete, o maior Outlet da Europa, onde poderá encontrar uma variada gama de lojas a seu gosto.

De volta a Lisboa, faremos o check-in no hotel, e terá o resto da noite livre para explorar a cidade.

 
Oitavo dia


Sintra

Para terminar em grande a sua estadia em Portugal, propomos-lhe uma visita à Vila de Sintra, o Monte da Lua, um daqueles lugares cheios de magia e mistério onde a natureza e o Homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO o classificou como Património da Humanidade.
Venha connosco percorrer o caminho iniciático pela Quinta da Regaleira, rica em simbologia maçónica e que estimula o imaginário.

Antes de regressar, almoce no Páteo do Garrett, e prove o tradicional travesseiro na Piriquita. Já em Lisboa, aproveite a tarde para visitar livremente a cidade e comprar os últimos souvenirs.

 
Nono dia


Regresso

“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.”

Fernando Pessoa