Viva – Histórias de Castelos e Gente das planícies Alentejanas

Descrição

Plano de viagem

A planície salpicada por serras, a gastronomia, a história, os castelos, e as suas gentes são ingredientes inseparáveis de um Alentejo que se levanta do chão nas palavras de José Saramago. Este território dourado “além-tejo” oferece experiências únicas que vale a pena viver. Vilas e cidades cheias de romantismo esperam por si.

Experiência de 4 dias (3 noites) com estadia em Marvão, Arraiolos e Monsaraz.
+ Primeiro dia > Lisboa - Mora - Flor da Rosa - Castelo de Vide - Marvão

+ Segundo dia > Marvão - Portalegre - Estremoz - Arraiolos

+ Terceiro dia > Arraiolos - Évora - Monsaraz

+ Quarto dia > Monsaraz - Lisboa

Itnerário

 

Primeiro dia


Lisboa
Mora
Flor da Rosa
Castelo de Vide
Marvão



Saída de Lisboa com paragem para almoço livre em Mora


Vila do Crato - Flor da Rosa – Há quem atribua a Flor da Rosa e ao seu mosteiro o local de nascimento do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Este mosteiro foi também ele sede da Ordem de Malta, antiga Ordem do Hospital.
D. Nuno Álvares Pereira é uma figura marcante da História de Portugal, enquanto nobre e guerreiro português que lutou pela independência de Portugal frente a Castela em várias batalhas.
Visita ao centro histórico da Flor da Rosa.

Castelo de Vide - De Castelo de Vide alguns dizem que o nome se deve à existência, em tempos, de um exuberante vide no sítio do Castelo; outros dizem que o topónimo surgiu da posição fronteiriça - vila que “di-vide” Portugal e Espanha.
Visita ao centro histórico de Castelo de Vide.

Marvão - Terra de Histórias e Lendas - Do alto da torre de menagem do Castelo de Marvão, pode murmurar-se, como diz Saramago, “Que grande é o Mundo”.” De Marvão vê-se a terra quase toda: para os lados de Espanha (…) a norte, estando límpida a atmosfera, a última sombra de azul é a Serra da Estrela (…)”.

Alojamento em Marvão

Jantar com histórias

 

Segundo dia


Marvão
Portalegre
Estremoz
Arraiolos



Portalegre
(Sugestões de Visita)

Sé Catedral - Templo consagrado a Nossa Senhora da Assunção.
O Museu de Tapeçarias de Portalegre – museu especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico português representado pelas Tapeçarias de Portalegre.

Estremoz - A típica e branca cidade de Estremoz teve sempre um papel importante na história de Portugal. Ora campo de batalha entre portugueses e espanhóis, ora cenário da guerra civil entre absolutistas (D. Miguel, rei de Portugal) e liberais (D. Pedro I do Brasil). Lenda e realidade fundem-se nas ruas e vielas medievais de Estremoz.
Visita guiada ao centro histórico de Estremoz, entre lendas contadas por locais, tais como o Milagre das Rosas, que terá acontecido nesta cidade, e a história dos bonecos de Estremoz e das suas influências brasileiras.

Arraiolos - os séculos de história bordados à mão por gerações e gerações de bordadeiras fizeram chegar até aos nossos dias, uma das nossas mais genuínas formas de artesanato: o “Tapete de Arraiolos”. Arraiolos foi condado de D. Nuno Álvares Pereira - 2º conde de Arraiolos - a partir do ano de 1387. Antes de recolher ao Convento do Carmo em Lisboa, o Condestável do reino, permaneceu aqui longos períodos da sua vida.
Visita ao centro histórico de Arraiolos, onde pode contemplar a arte dos famosos tapetes.

Alojamento em Arraiolos

Meditação

 

Terceiro dia


Arraiolos
Évora
Monsaraz



Évora
- apaixonante e cheia de história, foi considerada Património Mundial pela UNESCO, em 1986. Os locais a visitar são vários, entre eles: o Palácio de D. Manuel, a Praça do Giraldo (ponto de encontro mais emblemático da cidade), a Igreja de S. Francisco e a Capela dos Ossos, o Templo Romano, a Sé de Évora e o Museu.


Monsaraz - esta vila medieval tem conseguido manter as suas características ao longo dos séculos. A conquista do Castelo de Monsaraz, em 1384, encerra mais um dos episódios da vida de D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável.

Alojamento em Monsaraz

Tertúlia em Monsaraz

 

Quarto dia


Monsaraz
Lisboa



No Alentejo, região de águas escassas, foi construída a barragem do Alqueva, sobre o rio Guadiana, entre Moura e Portel, dando assim origem ao maior lago artificial da Europa encaixado na paisagem tipicamente alentejana, feita de milhares de oliveiras, sobreiros e azinheiras. Um passeio de barco ou a experiência única de sobrevoar o Alqueva num balão de ar quente ao nascer ou ao pôr-do-sol, são algumas das possibilidades para desfrutar desta região.


Regresso a Lisboa

:::::::::

O preço do programa inclui
- 3 Noites de alojamento com café da manhã (em unidades de Turismo em Espaço Rural)
- 1 Jantar com estórias
- Visita guiada à cidade de Estremoz
- Meditação
- Tertúlia

O preço do programa não inclui
Entrada em Museus
Refeições
Transporte (Serviço pode ser facultado preço sob consulta)