As Sete Peregrinações

Descrição

São sete as peregrinações que José Medeiros, autor de renome no campo dos saberes esotéricos, nos propõe na obra Os Caminhos Esotéricos de Portugal. Sete, o número mágico por excelência, o número da vida no seu aspecto mais misterioso e secreto, mas também correspondente à perfeição das realizações humanas. Estas sete peregrinações revelam as energias e a simbologia específicas de sete pontos-chave de um deambular pelo universo de símbolos e significações em Portugal; o deambular do peregrino, de quem se perde para se encontrar.

As Peregrinações

 

Primeira Peregrinação


Tomar

O Caminho por Saturno



Saturno representa a avaliação racional da vida, em particular das circunstâncias negativas, para melhor se organizar a auto-defesa. Acompanha o Eu na solidão, reforça a introspecção, preparando-nos, pela premonição, para as adversidades inevitáveis, fortalecendo a força de ânimo, a coragem e a autoconfiança e motivando a precaução perante a desconfiança, a severidade e as más previsões.
Na primeira peregrinação, percorrendo a Igreja de Santa Maria do Olival, a Igreja de Santa Iria, a Igreja de São João Batista e o Castelo e Convento de Cristo, tentaremos encontrar a nossa relação com o mundo que nos rodeia e ligar-nos às nossas origens cósmicas para entendermos a razão da vida.

É o caminho do Reconhecimento.

 

Segunda Peregrinação


Mosteiro dos Jerónimos

O Caminho por Júpiter



Júpiter representa o optimismo perante a vida, o sentido de coordenação, a tendência para equilibrar o instinto e a razão, a reflexão, o poder, a paixão e o prazer. Está relacionado com a Inteligência Intuitiva, o amadurecimento alcançado pelo êxito após a luta, as honras, a autoridade, o conforto, a boa fortuna, o luxo, a riqueza, a dignidade, a filantropia, o pacifismo, a benevolência, o sentimento de justiça.
Na segunda Peregrinação trabalharemos a Terra, o nosso lado mais denso. Através da percepção sensorial tentaremos entender a nossa relação com os bens materiais, perceber quais as nossas verdadeiras necessidades, despertar e controlar a nossa Inteligência Intuitiva.

É o Caminho do Mérito.

 
Terceira Peregrinação


Mosteiro da Batalha

O Caminho por Marte



Marte representa a condução da vida, a relação agressiva com o mundo exterior, a paixão violenta, a conquista, a violência, a acção, a realização.
Indica a vitalidade, a iniciativa, a bravura e a realização.
Está relacionado com a maioridade, a sobrevivência, o movimento, a força, a audácia, a energia, o ímpeto, o calor, a extroversão, a rivalidade, o entusiasmo e o amor à liberdade.
Na terceira Peregrinação trabalharemos a Água, o nosso lado mutável, a passagem do exterior para o interior e tentaremos equilibrar as necessidades físicas com as emocionais.

É o Caminho do Domínio.


 
Quarta Peregrinação


Alcobaça

O Caminho por Vénus



Vénus rege as emoções, os sentimentos, o amor, o afecto, a ternura, a sedução, a sensualidade, a amizade, a bondade, a emotividade, a sensibilidade e a harmonia. Está relacionado com a Inteligência Emocional, as artes visuais, os bens materiais, as emoções despertadas pelas formas, pelas cores, pelos sons e pelo movimento. Favorece as relações emocionais, a criação artística, a perfeição física, as amizades e as paixões.
Na quarta peregrinação trabalharemos o Fogo, despertando e assumindo as nossas emoções. Activaremos a nossa Inteligência Emocional e capacidade criativa.

É o Caminho da Partilha. 

Quinta Peregrinação


Quinta da Regaleira

O Caminho por Mercúrio



Mercúrio representa a relação mental com o mundo exterior, a perfeição intelectual, os contactos com o mundo através da expressão, os meios de comunicação, a crítica e a adaptação. Indica a capacidade de análise, a versatilidade, a eloquência e a capacidade de gestão. Está relacionado com os actos comerciais, os meios de comunicação, os contactos sociais, a literatura e o estudo.
Na quinta Peregrinação trabalharemos o Ar, despertando a nossa capacidade de comunicação e gestão, projectando-nos, de forma controlada, no plano exterior.

É o Caminho da Passagem.

 

Sexta Peregrinação


Palácio da Pena

O Caminho pela Lua


A Lua representa o Eu receptivo, a emotividade, o sentido, os aspectos mutáveis, o irracional e a sensibilidade. Indica a memória, a imaginação, a fantasia, a instabilidade e a contemplação. Está relacionada com a fertilidade, a infância, as percepções extra-sensoriais, as forças naturais, a vida interior, o instinto maternal, a personalidade inconsistente e as viagens. Activa a percepção e a visão espiritual. Rege a clarividência e o magnetismo.
Na sexta peregrinação despertaremos, pela Razão, a capacidade de realizar a Obra, descobrindo a direcção do Caminho.

É o Caminho da Escolha.

 

Sétima Peregrinação


Convento de Mafra

O Caminho pelo Sol



O Sol representa o Eu consciente, a vontade, a capacidade afectiva, a relação com a vida, a auto-afirmação, o idealismo, a evolução, a energia psíquica. Indica a capacidade de organização, a lealdade, a espiritualidade, a maturidade perante a vida. Está relacionado com a autoridade, o êxito, a alegria de viver e a relação com os Planos Divinos. Faz a ligação com a consciência espiritual e as forças superiores do Universo e permite o conhecimento da evolução cósmica. Abre a consciência para a realidade presente.
Na sétima peregrinação, faremos o julgamento do passado e programaremos o futuro de acordo com a capacidade de viver o presente de maneira equilibrada.

É o Caminho da Realização.

Interessado? Adquira esta experiência na nossa loja online  

 

Consulte aqui a data da próxima Peregrinação