Sexta
18h30 – Saída da Praça de Espanha em direcção a Braga.
Alojamento em regime PA - Hotel de ***
Sábado
Visitamos:
+ O Bom Jesus do Monte, com a sua mata, a que se chega por uma simbólica escadaria, e onde além da penedia predomina a arquitectura religiosa.
+ A Sé de Braga, um dos monumentos cristãos mais antigos e ricos do Norte, construída sobre um templo romano e sobre altares consagrados a deuses orientais.
+ A Igreja e Convento de Santa Maria do Bouro, com origens no reinado de D. Afonso Henriques, sofreu ao longo do tempo várias vicissitudes, e contemplaremos e saudaremos os seres e aspectos simbólicos mais importantes.
+ O Santuário de S. Bento da Porta Aberta, nascido no séc. XVII como uma pequena capela para uma zona com poucas igrejas. Foi dedicada a S. Bento e, no séc. XVIII, passou a ser de tal modo milagrosa a estátua ou a invocação de S. Bento que a capela passou estar sempre com a porta aberta, donde a sua designação. Um local privilegiado de ligação entre a terra e o céu, entre o finito e o infinito.
Alojamento em regime de PA - Hotel ****
Domingo
+ Visita ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que com algumas lendas que apontam para épocas muito remotas, tais como uma aparição Mariana no séc. XIII, é só nos séculos XVIII-XIX que vê passar a sua situação de pequena ermida a um enorme templo dedicado à Senhora da Peneda. Em cima do santuário encontram-se grandes penedos de granito, num local de forte telurismo e ligação ao Céu, o que foi certamente um dos motivos da sacralização deste local. Tentaremos ir o mais alto possível na penedia do monte circunvizinho, o que não é difícil, para vermos e sentirmos tais aspectos.
Regresso a Lisboa
Inscreva-se aqui!